No âmbito da 67ª edição da Feira do Gado, realizaram-se 24 visitas guiadas à Estação Zootécnica da Madeira Dr. Carlos Dória, contabilizando cerca de 1100 visitantes (crianças, jovens e adultos), nos dias 13 e 14 de julho.
Os objetivos primordiais das mesmas consistiram em dar a conhecer a EZM e os nossos efetivos bovinos, nomeadamente as raças autóctones aqui presentes, com especial foco para a Raça da Terra, assim como sensibilizar para o Bem-Estar Animal e consciencializar para a importância da valorização do património histórico-cultural, proporcionando momentos de diversão, lazer e convívio.
A referir que, a viagem teve início no recinto da Feira, na Estação de Comboio Santa Maria Madalena e foi realizada pelo Comboio Turístico, disponibilizado pela Câmara Municipal de São Vicente, com destino à EZM.
A receção aos visitantes foi feita à entrada do Museu, entoando a canção, “Olá, Bom dia, Amigos”, seguidamente a concentração era feita ao pé da Estátua do Dr. Carlos Dória, onde foi realizada uma breve explicação da importância do mesmo para a pecuária da Região Autónoma da Madeira (RAM), assim como a Missão e Objetivos da EZM.
Na entrada do Núcleo Museológico os visitantes puderam visualizar alguns registos fotográficos de outras visitas às nossas instalações, assim como das Ações de Sensibilização realizadas até à data nos Estabelecimentos da RAM.
Já no Museu, tiveram oportunidade de ver filmagens e fotografias de antigas edições da Feira do Gado, assim como, fotografias dos nossos bovinos a campo, que em repetição passava no Vídeo Wall, para além do espólio existente que permite compreender o que foi a atividade da EZM ao longo dos tempos e o seu papel no desenvolvimento do setor pecuário madeirense.
Por fim, tiveram a possibilidade de visitar o Tanque de Leite e a Sala de Ordenha, assim como, a Vacaria, onde se encontrava o nosso efetivo bovino, seguido dos agradecimentos, despedida e fotografias.
Gratos pela vossa visita!